A História dos Grandes Festivais da Arte em Papel
Centro Municipal de Educação Adamastor
1º a 15
Exposição para relembrar o fascínio dos grandes festivais de balões e pipas e mostrar a evolução desta arte após a criação da Lei nº 9.605/98 que trata dos crimes ambientais, em particular o art. 42, que criminaliza o uso de balões com fogo e pipas com “cerol”. Além dos balões e pipas que serão expostos, a mostra traz alegorias, fotos e vídeos, onde a milenar técnica de balão sem fogo é demonstrada. Entrada franca. Av. Monteiro Lobato, 734,
Macedo.
Diariamente, das 9h às 22h, exceto feriados.
Linhas, Fios e Tramas – Andréa Guedes
Centro Permanente de Exposições de Arte “Prof. José Ismael”
5 a 29
Exposição de desenho em que a artista faz uma reflexão sobre a linha expressiva no desenho através de um grafismo pessoal, onde orienta o olhar percorrendo a imagem, movimentos, ritmos; porém, entre tantas outras escolhas estéticas, a artista é seduzida pela linha pura e neste fascínio sai do bidimensional, onde utilizando fios de cabelos humano como linhas, explora o tridimensional. Mais que o próprio desenho, Andréa imprimi um pouco de sua história nas obras, pois somente utiliza cabelos de familiares. ATENÇÃO: abertura dia 7 de julho, às 19h. Entrada franca. Praça Cícero Miranda, s/nº, Lago dos Patos, Vila Galvão.
Quarta a domingo, das 8h às 12h, e das 14h às 17h, exceto feriados.
Feira Itinerante de Artes e Artesanato com Intervenções Culturais
Tenda do Bosque Maia
15 / domingo
A Secretaria de Cultura realizará mais uma edição da Feira Itinerante de Artes e Artesanato com os artesãos da tradicional feira do calçadão da rua Felício Marcondes e artesãos convidados, além de diversas apresentações musicais e artísticas. Entrada franca. Av. Paulo Faccini, s/nº, Centro.
11h às 19h.
Do Velho Chico ao Rio Paraná - Josinaldo
Centro Municipal de Educação Adamastor
22/Jul a 19/Ago
Natural de Remanso/BA, Josinaldo, artista autodidata, é um ícone da pintura primitiva. Participou de exposições coletivas e individuais no Brasil e exterior. A temática fluvial, relativa ao rio São Francisco, é a base de toda sua obra. Na pintura o artista harmoniza a paisagem e o elemento humano,
com intenso cromatismo e com precisão de detalhes. “Um artista ribeirinho fluvial em confluência do romantismo com o realismo”, Jos Luyten (in memoriam). ATENÇÃO: abertura dia 21 de julho, às 19h. Apresentação Musical: Paulo Gibson e Banda. Entrada franca. Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo.
Diariamente, das 9h às 22h, exceto feriados.
Encontro & Intervenções de Artes Visuais
Centro Permanente de Exposições de Arte “Prof. José Ismael”
29 / domingo
A Secretaria de Cultura realizará Encontro & Intervenções, onde será disponibilizado o espaço ao ar livre para que haja integração entre diversas linguagens das artes visuais, funcionando assim como um ateliê aberto. Entrada franca. Praça Cícero Miranda, s/n, Piso Superior, Lago dos Patos, Vila Galvão.
14h.
Workshop HQ Company: Mangá e História em Quadrinhos
Centro Permanente de Exposições de Arte “Prof. José Ismael”
29 / domingo
A HQ Company, que tem como objetivo principal difundir e divulgar as mais diversas linguagens e produções artísticas, estará realizando Workshop de Mangá e HQ no projeto Encontro & Intervenções. Vagas: 20. Inscrições: gratuitas. Mais informações e inscrições pelo telefone 2451-5184 ou pelo e-mail artesvisuais.guarulhos@gmail.com. Praça Cícero Miranda, s/nº, Piso Superior, Lago dos Patos, Vila Galvão. 14h às 16h.
Agenda Cultural completa clique aqui.