segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Feira Itinerante, feira da diversidade

Domingo, sob a tenda do Bosque Maia, as Artes Visuais Guarulhos fez sua última edição da FIART (Feira Itinerante de Artes e Artesanato), projeto este que ganha mais espaço a cada edição por levar artistas das mais diversas áreas, com destaque para os artesãos de nossa cidade, ao encontro da população. Ao longo destes meses pudemos constatar o enorme desconhecimento de grande parte das pessoas com relação às artes, principalmente para com o artesanato. Fato bem conhecido dos artesãos da Feira Permanente do calçadão da Felício Marcondes.
Mas este projeto, que faz uma pausa para retornar em Fevereiro, está apenas começando, pois vislumbramos novas empreitadas e renovamos nossos compromissos com os já em andamento que possuem sua força. Força esta que vem da diversidade de propostas e tendências que neste mês foi muito especial, pois nosso evento tomou uma proporção de diversidade que somente pode ser levada pela alma brasileira.
Envolvidos pelo clima de Natal que brilha no Bosque os artesão e frequentadores puderam curtir Samba (Colégio do Pagode), Reggae (Marcos Robson), Sertanejo Romântico (Fábio Gonçalves) e o Sertanejo Raiz (Vera Bianca & Guarú); ainda tivemos dança do ventre com Sarah Farah, arte indígena com Gilberto Awá e abriu espaço para a Caminhada da Oxum, com a apresentação da cantora Luci Rosa. A MPB e Pop Rock tiveram sua vez respectivamente com os artesãos da Feira Permanente Carlos e Gimenez Paz e por seus convidados, Nenê e Jair.
Porém, há que se registrar que um caldeirão de tantas tendências talvez seja forte demais para alguns, principalmente quando se refere à religiosidade, pois não é fácil ter Cristo, Oxum e Tupã sob o mesmo teto. Um dia o Homem entenderá que não importa como se refira ou como se reverencie a Deus (se houver um), pois este será sempre o mesmo. Apesar de notarmos desconforto por parte de alguns que preferiram manterem-se distante ou mesmo se retirar durante a apresentação da Caminhada da Oxum nada de mais grave ocorreu. Talvez já estejamos a um passo do entendimento.
Além da Caminhada da Oxum, tivemos outros destaques, sendo que os principais foram a homenagem do artesão Tony (Pirografia) ao cantor Fábio Gonçalves, a sempre envolvente e carismática Sarah Farah e o emocionado líder indígena Gilberto Awá que com sua autenticidade e transparência emocionou os que dançaram o seu toré no encerramento do evento.
Anotamos a presença da Secretária de Cultura, Adriana Galvão, e do Secretário Adjunto, Marks Oliveira que falaram aos artesãos.
Deste ano ficam as lições, os planos e os nossos mais sinceros agradecimentos a todos que contribuíram de uma forma ou outra para o engrandecimento de nossa Feira Itinerante. Aos colegas de trabalho, aos artistas e, sobretudo aos artesãos que são a razão de ser deste trabalho desejamos um feliz Natal e um ano novo cheio de arte e artesanato.

Pela primeira vez na FIART o Colégio do Pagode abriu as apresentações

Luci Rosa - Encerrando a Caminha da Oxum

Os eternos parceiros Vera Bianca & Guarú

A Performance de Sarah Farah 

O reggae boy Marcos Robson em sua primeira
apresentação na FIART

O músico-artesão Gimenez Paz e seu balanço que sempre faz sucesso com a galera

Outro artesão-músico da Feira Permanente Carlos em ótima performance

Apresentado pelo artresão-músico Carlos, Jair deu seu recado
com o sempre bom anos sessenta 

Um Awá muito emocionado encerrou as apresentações

Integração entre artistas: o artesão Tony homenageando o cantor
Fábio Gonçalves, outro grande parceiro da FIART.




O retratista Edmilson: até o último cliente

Nenhum comentário:

Postar um comentário