quinta-feira, 10 de julho de 2014

Ser Maria, Eis a Questão - Grupo Lupa


Malu Rebelato / Nani Nogara / Mr. Nogara

A exposição do Grupo Lupa, formado pela catarinense, atuando no Paraná, Malu Rebelato, premiada no 12º Salão de Artes Visuais de Guarulhos em 2013, e por Nani Nogara e Mr. Nogara, "Ser Maria, eis a questão”, apresenta o modo de vida e o pensamento da mulher na sociedade atual, utilizando uma mescla de linguagens artísticas: fotografia, música, escultura, livro de artista e performance.
Malu Rebelato utiliza a fotografia para captar imagens de inúmeras mulheres com; idades, profissões e culturas distintas entre si. São mulheres que tomaram caminhos diferentes umas das outras e independente da classe social, comungam dos mesmos desejos e propósitos que são: paz, saúde, trabalho, educação de qualidade, respeito, em suma; qualidade de vida. E, despidas de suas roupas normais do dia a dia e de qualquer preconceito, são fotografadas em seus ambientes de trabalho ou na própria casa, usando apenas um roupão branco, o qual, se integra  nesta exposição como um signo, uma simbologia desses desejos e dessa qualidade de vida que todas querem para si e para o mundo.
Nani coleta histórias de mulheres. Marias são mulheres reais transformadas em personagens de ficção. Mulheres dos mais variados extratos sociais e culturais, de diferentes profissões, que abriram seu coração e falaram de sua vida, seus sonhos, suas realizações e frustrações. Doaram-me um objeto símbolo de sua história, que ficará preservado em um bloco de resina, qual um fóssil que contará ao futuro os segredos das mulheres de hoje.
Mr. Nogara se utiliza das gravações dos depoimentos colhidos por Nani como um dos instrumentos para a realização de sua composição.  As vozes dessas Marias são transformadas em pequenas peças onde a música reconta com elas suas histórias, divide com elas suas emoções, seus ideais, escuta delas seus desejos e segredos, e nos envolve em uma atmosfera de sonho e mistério.


16 de junho a 13 de julho
De terça a domingo, das 8 às 17h.


Entrada Franca.

Centro Permanente de Exposições de Arte Prof. José Ismael
Praça Cícero de Miranda, s/ nº. Vila Galvão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário