sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Comunicado - Programa de Exposições e Workshop 2012



Projetos para o programa de Exposições e Workshop da Secretaria de Cultura pode ser enviados até 30 de março

A Secretária de Cultura, Adriana Galvão Farias, no uso de suas atribuições legais, torna público o Programa de Exposições 2012.

1 - A Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Cultura e da Seção Administrativa de Artes Visuais, com intuito de incentivar e divulgar as Artes Visuais na cidade, informa a todos os interessados que receberá até 29 de fevereiro de 2012, propostas para seu Programa de Exposições e Workshop 2012, nos espaços disponíveis.


2 - Os artistas interessados deverão inscrever-se mediante o envio de dossiê (portifólio e projeto), contendo:
2.1 – Curriculum Vitae restrito a atividades culturais e formação artística, com endereço completo, e-mail e telefone para contato.
2.2 - Catálogos, textos, impressos em geral sobre a obra do artista também poderão ser anexados, não sendo este item condição obrigatória para a inscrição do artista.
2.3 - Os dossiês deverão conter documentação fotográfica, fotocópias em cores ou cd contendo imagens digitalizadas devidamente identificadas contendo nome do artista, título, data, dimensões e quando impressas, não deverão ultrapassar o formato A3.
2.4 - Os projetos deverão conter memorial descritivo com o detalhamento da concepção e montagem da proposta, além do disposto no item 2.3.
2.5 - Serão aceitas propostas individuais ou coletivas em todos os campos das Artes Visuais. As técnicas específicas ou linguagens efêmeras, que exijam materiais/equipamentos específicos, correrão por conta do artista ou grupo, que poderão ser assessorados pela Equipe de Artes Visuais da Secretaria de Cultura.
2.6 – No caso das instituições culturais serão aceitas propostas, desde que haja projeto de inclusão cultural: workshop, oficinas de arte, palestra, ação educativa, etc.


3 - Os dossiês deverão ser entregues pessoalmente ou remetidos pelo correio a Seção Adm. De Artes Visuais, localizado na Praça Cícero de Miranda s/nº - Lago de Vila Galvão – Guarulhos – SP - CEP: 07074-041, de segunda a sexta-feira, das 8 h às 17 h.
3.1 - Os portifólios serão examinados e selecionados pela Equipe de Artes Visuais da Secretaria de Cultura e/ou profissionais convidados pela Secretaria de Cultura.
3.2 - Os artistas selecionados realizarão exposições individuais ou coletivas, a critério da da Secretaria de Cultura.
Obs. Caberá a Seção Administrativa de Artes Visuais a decisão final sobre o número de obras e distribuição do espaço entre os artistas. O programa de exposições poderá ser complementado com a apresentação de artistas convidados pela Secretaria de Cultura.

4 - Aos artistas selecionados caberão as seguintes obrigações:
4.1 - Fornecer equipamentos e materiais específicos que eventualmente não estejam disponíveis na Secretaria de Cultura.
4.2 - Entregar e retirar as obras a serem expostas nas datas e prazos estipulados pela Secretaria de Cultura.
4.3 - Responsabilizar-se pelos encargos relativos ao transporte, embalagem e seguro das obras a serem expostas.
4.4 - Assinar Termo de Compromisso com a Secretaria de Cultura, quando solicitado.


5 - A Secretaria de Cultura não se responsabilizará por eventuais furtos, ou danos causados às obras, sendo recomendável que se faça o seguro das mesmas.


6 - Os casos omissos serão apreciados pela Seção Administrativa de Artes Visuais da Secretaria de Cultura.


7 - A inscrição do artista no Programa de Exposições implica na expressa aceitação das normas contidas neste comunicado.


Informações:
Seção Administrativa de Artes Visuais-SC
Fone/fax: (11) 2451-5184
artesvisuais.guarulhos@gmail.com
Praça Cícero Miranda, s/no. – Lago de Vila Galvão – Guarulhos –SP – CEP 07074-041.

2 comentários:

  1. Manifesto:
    O artista trabalha, sem nenhum fim lucrativo. Porém há necessidades a serem sanadas e deveres a serem cumpridos.
    O mecenato era o sustento dos artistas, seja ele vindo da nobreza ou das classes abastadas que queriam se igualar a nobreza. O rei cobrava seus impostos, mas, e sustentavam a arte.
    Hoje, não há mecenato nem nobreza. Educação, cultura e arte estão legados a ajuda pública pago por nós cidadãos, artistas ou não.
    Devemos pagar para expor? sim pagar, pois devemos asegurar por eventuais danos e furtos.Como poderemos pagar se não nós pagam para elas existirem?
    Como artista; temos muito deveres e ainda passaremos por uma avaliação., para expor se selecionado, em um espaço que não responsabiliza-se por eventuais danos e furtos.
    Que prestigio um artista possa ter em um espaço que impõe estas condições?
    Amadorismo é o nome desse projeto de artes visuais,que do qual foi pensado por quem não é artista nem cidadão,sim funcionário público.
    Precisa -se pensar com mais aprofundamento com todos os cuidados.
    Agradeço o convite , mas dispenso, como artista e como cidadã.

    ResponderExcluir
  2. Olá neia fe martins
    Entendo seu ponto de vista e suas críticas porque sei que é de alguém que desconhece a intenção destes que vc chama de funcionários públicos amadores. Apenas um detalhe: antes de tecer críticas sobre alguma coisa ou alguém é importante ter conhecimentos de fato e não meras especulações.
    Entendo também que sobre alguns aspectos você tem razão, porém, se o edital é publicado desta forma, com estes itens não é o que gostaria quem o faz, mas é o que é possível ser feito. Creio que para você não seja interessante, mas para outros artistas o é, pois este projeto foi lançando no ano passado e tivemos de, infelizmente, deixar de contemplar alguns projetos por falta de espaço. Em verdade este edital tem a finalidade de abrir um espaço para os artistas mostrarem seus trabalhos (se pudéssemos iríamos muito além).
    Não podemos fazer muito, por sermos meros funcionários, mas no que nos é possível fazemos, que é administrarmos os espaços para artistas interessados em mostrar seu trabalho.
    Espero que você entenda que o Estado brasileiro não é feito para artes e cultura, mas para políticas sem compromissos. Isto deixa uma lacuna que tentamos preencher, mas a nós, servidores, em grande parte das vezes fica somente a vontade de fazer; e o fazemos da melhor maneira que nos é permitido, se este não é o bastante fica-nos ao menos a sensação de dever cumprido; aos artista deixamos nossos mais sinceros pedidos de desculpas, não por nós mesmos, mas por sermos partes de um sistema desinteressado em artes.

    Antonio Edson

    ResponderExcluir